segunda-feira, 28 de julho de 2008

Número de computadores no mundo ultrapassa 1 bilhão



O número de computadores em uso no mundo ultrapassou 1 bilhão de unidades e deve duplicar até 2014, na medida em que os mercados emergentes assumam uma participação maior na base mundial de PCs instalados. De acordo com números divulgados hoje pela empresa de pesquisa de mercado Gartner, essa base cresce 12% ao ano.

Apesar de reconhecer a "assustadora diferença" entre os números de PCs per capita dos mercados emergentes e dos mercados maduros o diretor de pesquisa da Gartner, George Shiffler, disse que sua empresa espera que o porcentual da população dos mercados emergentes com computador duplique até 2013.

"A rápida penetração nos mercados emergentes está sendo puxada pela explosiva expansão da conectividade de banda larga e sem fio nestes mercados, a contínua queda nos preços médios de venda dos PCs e a percepção geral de que os PCs são uma ferramenta indispensável para o progresso", afirmou.

Segundo a Gartner, os mercados maduros responderam por cerca de 60% do primeiro bilhão de PCs instalados, mas os mercados emergentes deverão representar quase 70% do próximo bilhão. No começo de junho, a Gartner estimou que as vendas mundiais de PCs aumentarão 13% em 2008, sendo que os mercados emergentes vão registrar alta de 17%. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: