sexta-feira, 25 de julho de 2008

Appstore é armazém de aplicativos na rede



Usuários do iPhone e iPod Touch podem comemorar: a AppStore, loja online de programas da Apple é um verdadeiro armazém de aplicativos na palma da mão. O estabelecimento virtual, disponível para quem atualizou o iTunes para a versão 7.7 e também fez a instalação da versão 2.0 do firmware dos aparelhos, conta com softwares de todos os tipos e para todos os gostos. Há desde jogos que usam os acelerômetros dos equipamentos, a soluções de blogging dedicado e redes sociais, sistemas de busca, aplicativos de produtividade e ferramentas de escrita que utilizam a tela sensível dos equipamentos.

Boa parte dos softwares disponíveis é gratuita. A grande maioria, no entanto, requer o desembolso de alguns dólares. Os preços variam entre US$ 0,99 até US$ 19,99. Não por acaso, os aplicativos mais populares são os jogos. Dez entre os dez softwares mais baixados são games, sejam pagos ou gratuitos. E são de todo tipo. Jogos de cartas, corrida, futebol e, claro, o clássico Tetris, que aproveita a interface do usuário na jogabilidade, permitindo que o jogador use os dedos em vez do mouse.

A maioria dos softwares disponibilizados na AppStore foi desenvolvida por pequenas companhias, ou até por programadores iniciantes.

É curioso ver a quantidade de aplicativos com funções parecidas, como os vários programas que transformam o iPhone e o iPod Touch em uma versátil lanterna. Ferramentas de cálculo também são comuns.

Por outro lado, é grande a quantidade de aplicativos que parecem esquisitos, mas que têm um público bem específico. Um exemplo é o Molecules, que serve para a visualização em três dimensões de moléculas diversas. Bom para estudantes de biologia. Também curioso é o aplicativo Morse-it, um alfabeto completo do código Morse. O Morse-it também oferece conversão de texto para o código e vice-versa.

Uma categoria bem abastecida é a de livros eletrônicos. Há clássicos dos escritores Jane Austin, Mark Twain, Mary Shelley, Bram Stoker, entre outros. Na parte de música, há uma boa quantidade de softwares de criação e edição, com alguns simuladores digitais de instrumentos musicais.

Muito útil para músicos, o inTuna – Guitar edition, é um afinador eletrônico para guitarras que ajuda na regulagem do tom das cordas. Basta baixar, plugar e usar em qualquer lugar.

Nenhum comentário: