quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mouses inovam em design e funções


MX air funciona suspenso no ar, sem nem encostar na bancada. Já o FPS gun, em formato de pistola, é perfeito para apaixonados por games

Dois mouses que geram uma pitada de curiosidade. Esta é a primeira reação ao conhecer as últimas novidades em tecnologia na área. Um deles funciona no ar (isso mesmo, sem precisar de contato com uma base) e o outro é feito para os apaixonados em jogos de tiro, pois tem formato de pistola invertida e atua como um joystick. A verdade é que o mercado não dá bobeira e se preocupa em agradar desde os gamemaníacos até os altos executivos.

O MX air, da Logitech, é opção ideal para quem apresenta palestras e treinamentos. Parece que o produto veio para desbancar as tradicionais canetinhas a laser. No primeiro momento, a sensação é de estranheza, mas bastam alguns minutos de manuseio para acostumar-se ao ritmo do produto.

Para usá-lo não são necessários grandes movimentos, como requerem alguns mouses tradicionais. Com o braço parado e leves gestos de punho, o usuário atinge o objetivo desejado.

O MX air tem botões, que ganham função multimídia dependendo do aplicativo. O usuário inicia, pausa filmes ou músicas e regula o volume do áudio com apenas um clique no próprio mouse.

O outro comando passa páginas, fotos ou arquivos sem ser necessário recorrer ao teclado ou clicar em cima da opção no monitor. O hardware também oferece a função scrool e, gerando boa sensação de familiaridade, o produto simula o barulho emitido pelos mouses comuns.

O design é um atrativo a mais do acessório. Preto com os comandos laranja, o mouse tem sensor a laser que favorece a obtenção de máxima precisão no deslocamento do cursor e tem freqüência de 2,4 GHz (o que permite funcionamento em distância de até cinco metros da CPU). Sem fio e bem leve, o hardware se conecta ao PC através de receptor USB e vem com base que permite recarregar a bateria de lítio.

Já o FPS Gun ou Mouse joystick, da Zalman, como está sendo chamado, foi idealizado especialmente para jogos de tiro (shooter games). O grande benefício que o hardware proporciona é a maior firmeza na mão, pois ele é totalmente anatômico.

Inovador e bem diferente dos controles tradicionais, o produto amplia o campo de abrangência em relação aos mouses comuns durante a diversão. Além disso, possui cinco botões programáveis que podem substituir os comandos que, originalmente, seriam dados no teclado. Pesando 181 gramas e com fio, o Mouse joystick atinge a velocidade de 40 FPS (frames por segundo).

Ambos os produtos estão à venda no Recife, exclusivamente, na loja de informática UpGrade. O MX air custa R$ 789. Já o FPS gun sai por R$ 239. Os dois são compatíveis com qualquer sistema operacional.

Nenhum comentário: