domingo, 13 de julho de 2008

Motorola aposta em celulares múlti

SÃO PAULO – Muitos aparelhos em um, mas cada função se comportando exatamente como um equipamento único, é a idéia da Motorola. A empresa lançou na última semana sua nova linha de aparelhos no Brasil. Ao todo são dez telefones, entre novidades e edições especiais de multifuncionais, equipamentos dedicados e modelos básicos.

O destaque vai para dois equipamentos, um especializado em fotografia e outro em música: o recém-lançado Motozine ZN5 e o Rokr E8. O ZN5 é uma parceria da fabricante de celulares com a tradicional empresa de fotografia Kodak. O equipamento GSM tem câmera de cinco megapixels, memória de 4 Gb opcional, software de captura e tratamento de imagem da Kodak, tela sensível várias formas de compartilhamento, como bluetooth e wifi, além de integração com o site Kodak Gallery e o software de organização de imagens Easyshare.

Apenas deslizando a tampa que protege a lente, o celular aciona automaticamente a função de câmera digital. O ZN5 oferece a possibilidade de capturar imagens panorâmicas. Basta acionar a função no menu e clicar para a captura de imagens de três locais próximos uns dos outros. O software se encarrega de unir as imagens em uma única foto.

Segundo o vice-presidente de produtos móveis da Motorola, Sérgio Buniac, é possível criar imagens panorâmicas com ângulo de até 180 graus. O ZN5 custará R$ 1,2 mil.

O ZN5 é a aposta da Motorola em um filão que cresce especialmente no Brasil. Dados da própria empresa, que tem no público jovem seu maior consumidor, indicam que 84% desses clientes querem um celular com câmera. Ainda de acordo com a fabricante, 56% dos celulares vendidos no País têm uma câmera embutida. Já o E8 usa a tecnologia morphing para, literalmente, se tansformar em um mp3 player com capacidade de até 6 Gb.

Um dos maiores sucessos da Motorola, o Razr ganha uma nova edição, o Motorazr 2 V9. O ultrafino, além de ser uma edição especial com temática toda voltada à velocidade, com conteúdo exclusivo da Ferrari, é um celular 3G HSDPA com touchscreen na tela externa e memória interna de 2 Gb, com memória expansível até 32 Gb. O V9 custará R$ 1,4 mil.

Outro aparelho 3G é o Motozine Z10. Possui câmera de 3,2 megapixels e formato kick-slider, que se adapta ao rosto do usuário com uma leve curva do chassi. O preço do equipamento chega a R$ 1,3 mil. O último e mais simples da família Motozine é o ZN200. Custando R$ 600, o celular é 3G, vem com cartão de memória de 1 Gb e câmera de dois megapixels.

A Motorola também reforçou seu portfólio de celulares de entrada, a série W. Apesar de serem modelos mais simples, todos os celulares da série W possuem reprodução de mp3. O Motorokr W6 se destaca pelo acabamento emborrachado, cuja função é proteger o aparelho do suor do usuário. Isso porque ele foi desenvolvido para quem freqüenta academias de ginástica e possui algumas funções que ajudam na malhação, como criação de planilhas de exercícios que podem ser exportadas para um computador, e cronômetro com medição de velocidade média. Custa R$ 500.

O mais barato de todos é o W180, por apenas R$ 100. O W396, que custa R$ 400, vem com cartão de 1 Gb, câmera e é compatível com o Media Player do Windows. Ele também tem função de rádio FM. O W231 tem rádio, mp3 e custa R$ 199.

O último da linha de entrada é o W388, que também inclui função de rádio FM, câmera e a função MotoID, que identifica músicas sendo tocadas no ambiente e mostra ao usuário informações sobre a faixa.

Alguns aparelhos, como o E8 e aqueles da série W já estão disponíveis no Brasil, e o ZN5, no entanto, somente será comercializado em em agosto. Já modelos como o Z10 e o ZN200 só estarão disponíveis a partir de setembro. Todos os equipamentos serão fabricados no Brasil e comercializados por todas as operadoras de telefonia móvel.

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