quarta-feira, 16 de julho de 2008

Candidatos ainda cheios de dúvidas

Prefeituráveis do Recife e seus assessores estudam as normas e garantem que usarão a internet de forma correta na divulgação de propostas

Sites em desenvolvimento e departamentos jurídicos apreensivos, ou seja, candidatos quase offline. Apesar de já ter se iniciado, a campanha eleitoral à Prefeitura da Cidade do Recife, ao menos na internet, ainda está morna. As limitações impostas pelo TSE para o uso da rede na campanha eleitoral confundem os candidatos e seus comitês, que tentam esmiuçar as novas regras para decidir sobre o uso de redes sociais, interatividade e outros recursos corriqueiros da web.
O reflexo desta indefinição é que, dos sete prefeituráveis, apenas um já está com sua página de campanha dentro das novas regras de domínio determinadas pelo órgão.

Mesmo sem saber direito como será o uso da internet em suas campanhas, todos os candidatos destacaram que devem ter material circulando pela infovia. Outra unanimidade é o poder de penetração da internet, o qual os candidatos consideram ainda muito baixo em comparação às mídias tradicionais, como rádio e TV, apesar de os partidos de menor porte apostarem na rede como meio de democratizar o espaço para exposição de suas propostas de governo.

O candidato Roberto Numeriano (PCB) diz que o site do seu partido está sendo adaptado para a campanha, mas somente no último fim de semana se reuniu com a equipe de desenvolvimento da página. Numeriano diz que o novo site já estará adaptado às exigências do TSE e pretende investir em ações como newsletters e panfletos digitais. “A internet é interessante por ser uma mídia muito limpa. Por outro lado, não tem tanta penetração, já que nem todo mundo acessa a rede”, conta.

Também candidato, Raul Henry (PMDB) ainda está definindo sua estratégia para a internet. Por enquanto, a única ação planejada é um site institucional. De acordo com a assessoria de imprensa dele, a nova página ainda não entrou no ar. O site deverá conter informações sobre o candidato, artigos, agenda, além de iniciativas e propostas de Raul Henry e a cobertura da campanha.

Já Edilson Silva (P-SOL) revela que dentro do site regional de seu partido serão colocados um blog e uma seção de vídeos. “Queremos o máximo de interatividade e estamos estudando outras formas de usar a internet. Ainda temos dúvidas quanto ao uso do Orkut, mas nosso departamento jurídico está estudando a legislação”, diz. “O uso da internet alarga a democracia. Há uma disparidade econômica entre os candidatos, e a internet é bem mais barata, mais isonômica”, comenta.

Também em construção, o site do candidato Carlos Eduardo Cadoca (PSC) deve entrar no ar a partir da próxima segunda-feira. A assessoria de comunicação do político informa, no entanto, que somente anteontem é que a estratégia de marketing online foi discutida. O site deverá apostar em multimídia e interatividade para transmitir as propostas de Cadoca e conquistar o voto do internauta.

Na corrida pela prefeitura, Kátia Telles (PSTU) pretende repetir a vinculação do seu site de campanha à página nacional do seu partido, mas adicionando um blog. Mesmo se apropriando da ferramenta, a candidata critica o espaço virtual e acredita que não vá atingir seu público eleitor. “Vamos ocupar todos os espaços, incluindo a internet, apesar da classe trabalhadora não ter acesso à rede”, critica.

A página do candidato José Mendonça Filho (DEM) funcionará como ponto de interatividade com o eleitor, que poderá fazer até mesmo download de material de campanha. A campanha online de Mendonça também contará com interação com o Orkut e outras comunidades virtuais, além de uma newsletter, que ele considera um meio barato e eficaz de divulgar suas propostas. Em 2006, Mendonça chegou a transmitir ao vivo um evento de sua campanha naquele ano.

João da Costa (PT) revela que seu site será a principal ação online, direcionada para o público jovem e com objetivo de criar multiplicadores da campanha. Segundo Costa, todo material de campanha, como jingles e adesivos, além de fotos, vídeos e discursos em áudio, estarão disponíveis para download.

Outra ação para aproximar-se dos eleitores a ser utilizada pelo candidato do prefeito João Paulo são as salas de bate-papo na própria página do candidato, além de espaço para recados, críticas e sugestões.

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