domingo, 13 de julho de 2008

Brasil brilha na Imagine Cup

PARIS – A sexta edição da Imagine Cup, copa tecnológica realizada todos os anos pela Microsoft, terminou ontem, em Paris, com saldo positivo para o Brasil. Dos 12 estudantes brasileiros que viajaram para a França como finalistas mundiais, oito foram premiados. Além de levar o primeiro lugar na categoria de Desenvolvimento de jogos, inaugurada este ano, o País ficou em segundo lugar no award de interoperabilidade, premiação secundária realizada durante a competição.

A equipe Mother Gaia Studio, formada por quatro estudantes de Bauru, interior de São Paulo, levou para casa o prêmio mais alto da copa (US$ 25 mil) pelo game City rain, mistura de puzzle e estratégia que desafia o jogador a construir uma cidade, cujos prédios e demais componentes caem do céu. Mais importante que isso: o time confirmou a excelência da tecnologia produzida no Brasil, que há três anos consecutivos sobe no pódio de uma das nove categorias da competição e há dois arrebata um primeiro lugar.

“É uma honra representar nosso País no ranking das melhores tecnologias produzidas no mundo”, disse Rafael Costa, que fez duas festas ontem: a da premiação e a de seu aniversário. Ele completou 21 anos e não poderia ter ganho presente melhor. “Agora é seguir adiante desenvolvendo para melhorar o City rain e criar outros jogos, aproveitando as oportunidades que virão”, planeja o integrante mais velho do time, Guilherme Campos.

E chances de bons negócios e contatos não deverão faltar. “O objetivo da copa não é só competir, mas promover encontros e garantir conhecimento”, diz o brasileiro líder do projeto Imagine Cup no mundo, Rogério Panigassi. Segundo ele, os 370 alunos que se sobressaíram entre os 200 mil inscritos e chegaram à França já venceram e não devem ficar desapontados.

O discurso do executivo é a perfeita tradução do clima na competição desde o primeiro dia. No meio do frenesi de gente de toda cor e procedência, o que ficava evidente era a força da tecnologia. “Ferramenta sempre fundamental para as grandes transformações na história da humanidade”, disse em seu discurso de encerramento do evento o vice-presidente sênior da Divisão de Desenvolvimento da Microsoft, S. Somasegar. Segundo ele, além dos competidores da copa tecnológica, que teve como tema a sustentabilidade ambiental, quem saiu ganhando foi o planeta.

Nenhum comentário: