quinta-feira, 17 de julho de 2008

iPhone 3G já é sucesso de vendas onde chegou


Fãs ficaram horas em filas na última sexta-feira e já estão no fim estoques de lojas nos 22 países em que novo modelo da Apple foi lançado. Aparelho promete acesso mais veloz à web

Basta a Apple dizer que um novo modelo de iPhone está prestes a chegar ao mercado que os tecnomaníacos já ficam em polvorosa. Não foi diferente no lançamento do iPhone 3G, que chegou às lojas da empresa na semana passada. Em 22 países, os fãs correram e esperaram horas em filas. O milionésimo aparelho foi comprado no domingo passado, em apenas dois dias de vendas. “O iPhone 3G teve um primeiro fim de semana brilhante”, disse Steve Jobs, presidente executivo da Apple, lembrando que a primeira versão demorou 74 dias para atingir esta marca.

Os nova-iorquinos, por exemplo, se puseram diante da principal loja da Apple, na 5ª Avenida de Manhattan, sexta-feira passada. No Japão, mais de mil clientes também fizeram fila no centro de Tóquio. Os primeiros a comprar o novo celular no planeta, graças à diferença de fuso horário, foram os neozelandeses, que desafiaram o rigoroso inverno austral para fazer fila em Auckland, Wellington e Christchurch.

O primeiro a deixar a loja em Nova Iorque com um iPhone 3G foi David Yoo. Ele adquiriu o novo aparelho por causa da velocidade da internet e pelo GPS incluído. Seu 3G tem 16 Gb de memória e custou US$ 299. Nos EUA, o aparelho também sai a US$ 199 na versão com 8 Gb.

O iPhone 3G possui uma grande tela digital e é capaz de navegar na internet duas vezes mais rápido do que o primeiro modelo lançado em 2007. Com a nova versão, é possível anexar um determinado arquivo de e-mail em cinco segundos, enquanto o Edge, tecnologia existente na versão anterior, faz o mesmo trabalho em 18 segundos. O visual foi suavemente repaginado. O 3G é mais fino nas bordas e em tom mais escuro. A bateria tem autonomia de dez horas de conversação em uma rede 2G, cinco horas utilizando o sistema 3G e entre cinco e seis horas de navegação na internet.

O lançamento, no entanto, foi afetado por problemas de ativação. O gigante americano das telecomunicações ATT, operador telefônico exclusivo do iPhone nos EUA, explicou que os clientes da Apple estavam com problemas no mundo todo para ativar seu novo telefone online, por meio do iTunes. A Apple, que no início pretendia ativar o iPhone 3G no ato da compra, ou seja, direto na loja, decidiu permitir, finalmente, que seus compradores o ativem de casa, do próprio computador.

NO BRASIL

O preço do iPhone 3G no Brasil não será muito superior (em reais) ao praticado em dólares nos EUA. A operadora de telefonia móvel Vivo, de propriedade da Portugal Telecom e da espanhola Telefónica, informou que comercializará o iPhone 3G, da Apple, no Brasil. O mesmo anúncio foi feito pela América Móvil, dona da Claro. A diferença de preço do aparelho, provocada principalmente pelos impostos de importação, será bancada pelas operadoras da Telefónica em 15 países, 11 deles na América Latina, incluindo o Brasil.

Mas os consumidores brasileiros vão aguardar um pouco. A previsão da chegada do novo iPhone no País é para o segundo semestre, mas não há uma data certa. Na América Latina, só o México já tem o produto. Argentinos, chilenos, colombianos, dominicanos, equatorianos, paraguaios, peruanos, uruguaios e habitantes da América Central também terão que esperar.

Nenhum comentário: