sexta-feira, 25 de julho de 2008

Facebook estréia visual novo e mais prático



Seguindo o exemplo de outros sites de relacionamento que investiram em um visual mais clean, o Facebook lançou esta semana a nova interface da sua página inicial. Agora, os usuários encontrarão um website menos poluído e com as informações dispostas de maneira mais organizada.
A mudança, que está sendo feita de forma gradual, já contemplou o primeiro grupo de usuários. Eles tiveram acesso às novidades da página desde o último domingo. Segundo o anúncio oficial divulgado no site, a previsão é que os 80 milhões de internautas já cadastrados no site passem a vizualizar o novo modelo já nos próximos dias.

Ainda de acordo com o anúncio, a nova versão pretende facilitar o compartilhamento de informações e encorajar os usuários a checarem os uploads recentes da rede de contatos.

Entre as principais novidades do Facebook está o aumento da área usada pela rede para reproduzir as últimas atividades do usuário e dos seus amigos. O aprimoramento das ferramentas também permitirá que, a partir de agora, o usuário classifique e publique comentários no feed de notícias. Além disso, o Wall – página de recados do Facebook – passa a estar mais integrado com o todo do site, ganhando maior visibilidade.

Mas as novidades não param por aí. O perfil do usuário também contou com ajustes e agora a interface principal do site está dividida em abas. Lá encontra-se o feed do usuário, algumas informações básicas, as fotos e os aplicativos adicionados ao perfil. A divisão diminui a concentração das ferramentas e separa-as dos dados pessoais, como acontecia na versão anterior.

Destaque também para a maior visibilidade destinada à barra de status do perfil e aos atalhos para publicação de conteúdo de entretenimento, como filmes, fotos e links que o usuário sugere. Os anúncios que sustentam o Facebook saíram da coluna esquerda para a direita, enquanto os vídeos postados pelo dono da página ganharam maior espaço.

A repaginação do site foi desenvolvida desde o começo do ano e baseou-se em sugestões dos usuários. Segundo a assessoria do Facebook, por meio de anúncio oficial, muitas das críticas e dos pedidos feitos pelos internautas foram considerados e incluídos na versão final que está em fase de teste.

Quem ainda não teve acesso padrão ao novo Facebook pode experimentar a nova interface no site new.facebook.com. (M.A.)

Nenhum comentário: