segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Porto Digital terá nova incubadora em janeiro


O Porto Digital será também uma incubadora de novos empreendimentos a partir de janeiro, conta o presidente da instituição, Francisco Saboya. Segundo ele, o Porto pretende criar um novo modelo de incubação para fomentar empresas com produtos e modelos de negócios inovadores, plano que integra o programa de qualificação e inteligência competitiva lançado com o Sebrae na última semana.
Saboya detalha que o objetivo é criar 30 novas empresas nos próximos três anos. “O fomento a novos empreendimentos é um dos nossos focos, mas não queremos algo como as incubadoras que já existem. Queremos um novo modelo. Será o Sistema Porto Digital de Incubação, com estratégia descentralizada, buscando os melhores consultores de todas as expertises necessárias às novas empresas, onde quer que esses especialistas estejam”, diz o presidente do Porto. Saboya explica que a idéia é fazer com que os incubados tenham aulas com especialistas em seus ambientes de trabalho, forçando os novos empresários a saírem do “ninho”.

“O modelo de incubação confinada, ou seja, com um espaço físico, será atenuado. Ele continuará a existir, mas não será o nosso único objetivo”, diz Saboya. O local onde funcionará a incubadora ainda não foi definido, mas o Porto Digital já tem R$ 1,1 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para realizar o projeto.

Outra prioridade do Porto Digital é o projeto Porto Desembarca, que levará empresários de TI do Recife aos APLs no interior. Segundo Saboya, estão sendo formatadas palestras, encontros e um ônibus high tech para chamar a atenção dos jovens para o ambiente da tecnologia. (J.W.)

Nenhum comentário: