terça-feira, 19 de agosto de 2008

Empresas já contam com antivírus por R$ 7

Solução desenvolvida pela Mapa Brasil e Hauri é destinada especialmente a pequenos e médios empresários, principais vítimas da insegurança e dos vírus disseminados na internet



Um antivírus por R$ 7 ao mês. A empresa paulistana Mapa Brasil coloca no mercado sua solução de segurança voltada para as pequenas e médias empresas (PMEs). O software faz inventário de hardware e programas, vasculha pastas compartilhadas e arquivos do Windows e ainda é um pacote oferecido como uma prestação de serviços, totalmente gerenciada remotamente fora da empresa.

De acordo com o diretor de negócios da Mapa Brasil, Paulo Tonetto, a idéia de criar um antivírus de baixo custo de aquisição foi, em parte, motivado pela identificação de um nicho e também pela necessidade de diminuir a circulação de arquivos maliciosos na rede. O preço é referente a cada computador monitorado.

“Fomos identificando algumas falhas no mercado e uma delas é que PMEs sofrem com os mesmos problemas de segurança e vírus das grandes empresas. Mas as menores não têm recursos para investir em soluções de segurança. É muito caro para elas”, conta. “Além disso, o volume de pequenas e médias empresas é muito maior do que a quantidade de grandes corporações. E a quantidade de vírus na rede aumenta justamente porque eles se propagam principalmente entre as PMEs, que não estão protegidas”, completa.

O software foi desenvolvido pela Mapa Brasil com a holding brasileira da coreana Hauri. A Mapa Brasil também responde pelo Laboratório Antivírus da Amédica Latina.

Segundo dados do Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), cerca de 30 mil incidentes com arquivos maliciosos foram identificados somente no primeiro trimestre deste ano.

Nenhum comentário: