quinta-feira, 14 de agosto de 2008

InFormar é finalista de concurso internacional



[SUTIA-C]Projeto do Porto Digital voltado a jovens de baixa renda disputa com outros 19 o prêmio Experiências em Inovação Social

O projeto social InFormar do Porto Digital está entre os 20 finalistas do concurso Experiências em Inovação Social, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Depois de se destacar entre os 874 projetos apresentados inicialmente, a expectativa para o resultado final é a melhor possível. “Acreditamos que podemos terminar entre os cinco melhores”, diz a gerente de tecnologia social do Porto, Nazaré Fonseca.
Para ser selecionado entre os 20 finalistas, os projetos tiveram que apresentar um caráter inovador, com condições de aplicação em outras regiões e sustentável. Nesta fase, as sedes das iniciativas serão visitadas por representantes do Cepal, que realizarão inspeções entre os dias 25 de agosto e 26 de setembro. A partir das visitas serão selecionados os cinco projetos vencedores, que poderão participar da Feira de Inovação e da cerimônia de premiação, em Medellín, na Colômbia, em novembro.

O projeto pernambucano – que no ano passado ganhou o prêmio da Fundação Banco do Brasil na categoria Tecnologia social – capacitou 140 jovens a trabalhar com vídeo, foto, construção de site e suporte de informática. No fim, foram formadas duas agências de prestação de serviço: InFormar Peixinhos e InFormar Pilar, localizadas, respectivamente, no Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, e no Bairro do Recife. Concorrem com o InFormar projetos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba e Equador.

O Experiências em Inovação Social foi criado em 2004 e busca identificar novas iniciativas de desenvolvimento social, com o objetivo de divulgá-las e de contribuir com as práticas e políticas realizadas em prol de comunidades de baixa renda. A premiação varia de US$ 30 mil (1º lugar) a US$ 5 mil (5º colocado). (M.A.)

Nenhum comentário: