terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Será que o seu computador precisa de mais memória RAM?

Se seu computador está pedindo água, veja quanta memória ele tem e se ele precisa de uma expansão.

O final do ano está chegando e sempre bate aquela vontade de começar o ano com tudo novo. Desde as roupas até a casa, em alguns casos, precisam de uma cara nova. Com os computadores e notebooks não é diferente, pois eles – mais do que ninguém – se tornam obsoletos e desatualizados com o passar do tempo. Se o seu micro já tem mais de dois anos de uso, provavelmente ele já apresenta sinais de desgaste ou lentidão. Quem não tem o hábito de realizar manutenção ou troca de componentes do PC, provavelmente já está sofrendo as conseqüências, como: processamento lento ou travamentos constantes.

Problemas com a memória RAM geralmente são os responsáveis pela dificuldade de processamento e, conseqüentemente, lentidão no sistema. Possivelmente, quando você adquiriu seu computador – supondo que há em média dois anos -, sua memória RAM era mais do que suficiente, mas com o lançamento de novos sistemas operacionais, como o Windows Vista, e novos games, cada vez mais pesados e cheios de gráficos, provavelmente, seu computador não dá mais conta do recado.

Memória RAM

Cada tipo de usuário precisa de um tipo de computador, ou seja, se você usa sua máquina para tarefas simples, como acessar seu Orkut, YouTube, ler e enviar emails, precisa de um PC mais modesto.

Para tarefas relacionadas ao trabalho ou para detonar os melhores jogos, um computador mais robusto será importante. Antes de definir se sua máquina precisa de mais memória RAM, confira o artigo “Memória Ram, como escolher a melhor para o seu computador”. Neste artigo é possível conferir todos os detalhes sobre os tipos de memória e qual a mais indicada para você, ou melhor, para o seu computador.

Não peque pelo excesso

Deve-se observar, que não é possível adicionar memória RAM além do suportado pelo computador pelos seguintes fatores:

• Sistemas Operacionais de 32 bits,reconhecem no máximo 3GB, mesmo que você adicione mais memória RAM.

• Se você precisar adicionar mais memória, deverá mudar a versão do seu S.O para uma de 64 bits.

• A placa-mãe apresenta limitações quanto ao tipo de memória ou a capacidade de cada pente.

• Nem todas as combinações de pentes de memória são possíveis, tudo depende da sua placa-mãe.

Como está a sede do seu micro?

Para você saber se seu computador está lento devido à falta de memória RAM ou, simplesmente, por outro tipo de problema, consulte o Gerenciador de Tarefas do Windows. Para ter acesso ao gerenciador, pressione simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+Del. Assim que a janela aparecer, vá até a aba “Desempenho” e verifique o campo “Memória Física”. Fique atento, pois se o valor demonstrado em "Disponível" estiver perto de zero,é hora de se preocupar com a memória RAM.

Quanto você precisa expandir

Se você detectou que a memória do seu computador está pedindo socorro, tome muito cuidado, pois a quantidade necessária para que ele volte ao normal varia de acordo com o tipo de computador que você possui. Quem possui um computador para tarefas básicas, mais do que 1 GB não é necessário. Computadores voltados ao trabalho – edição de imagens ou vídeos - não podem se dar ao luxo de serem lentos ou, muito menos, travar. Por isso, para PCs que trabalham mais pesado ou que tenham o Windows Vista, 2 GB está de bom tamanho.

Não compre mais do que deveria

Se você ainda estiver em dúvida, consulte os sites dos fabricantes de memória. Eles disponibilizam várias ferramentas para que você verifique a compatibilidade dos seus pentes com a placa-mãe.

Antes de ir às compras e desembolsar seu suado dinheiro comprando mais memória RAM para seu micro, lembre-se de verificar com segurança e certeza a compatibilidade com sua placa-mãe, pois a incompatibilidade pode por a perder todo o seu investimento.

Confira quais tipos de expansões sua placa-mãe suporta identificando seu modelo e os tipos de capacidades das memórias já instaladas.

Só depois de checar todas estas informações, vá em busca da memória mais adequada para as suas necessidades.

Nenhum comentário: