segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Porto Digital capacitará mil profissionais no início de 2009

PORTO DIGITAL - RECIFE-PE

Mão-de-obra qualificada é um dos principais gargalos de qualquer mercado de TI que se pretenda grande nos próximos anos. E, não por acaso, umas das principais metas do Núcleo do Porto Digital para 2009. Além de ser a mais urgente. Com a verba de R$ 1,1 milhão já garantida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, serão capacitadas, já a partir de janeiro, pelo menos mil pessoas em tecnologias demandadas pelo mercado, como Java. “Atualmente, existe um déficit de 20 mil profissionais bem treinados no País. Até 2012, serão 54 mil”, diz o presidente do núcleo do porto, Francisco Saboya.

Segundo o executivo, parte das mil pessoas serão selecionadas para a capacitação dentro das universidades e outra parcela entre os quatro mil funcionários do Porto Digital. “Para a capacitação dos estudantes, fizemos parceria com a Microsoft e com sete universidades até agora para atualizar os estudantes nas ferramentas da multinacional”, diz Saboya. O Porto Digital entrará com a verba, a Microsoft com os softwares e o programa de capacitação e as universidades com a infra-estrutura.

Já para a qualificação dos funcionários do porto, os principais parceiros serão as próprias empresas. “Somando os recursos do ministério com o das empresas e outros de que o porto já dispõe para investir em seu principal ativo, que é o capital humano, o montante deve subir para R$ 4 milhões”, diz Saboya. Segundo ele, nessa segunda linha de capacitação, a meta será reforçar conhecimentos em determinadas tecnologias identificadas pelos próprios empresários visando certificações dos processos. Também serão eles os responsáveis pela escolha dos profissionais que farão a qualificação.

De acordo com Saboya, investir na formação de profissionais é urgente para o pólo de TI recifense. “Tenho vagas abertas há muito tempo no Porto Digital para engenheiros de software, especialistas em testes, analistas. E, paradoxalmente, tenho uma pilha de mais de 800 currículos de gente ‘inimpregável’: especialistas em manutenção de micros e afins”, diz.

Nenhum comentário: