quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pacotão de dúvidas: proteção de arquivos e memória virtual no Windows

Colunista também fala sobre uso de impressoras e navegadores web.
Comentários estão abertos para as perguntas dos leitores.

o Pacotão de Dúvidas de hoje vou falar sobre como proteger arquivos com senha, alternativas para usar mais de uma impressora em um mesmo computador, navegadores web e memória virtual.

>>>> Protegendo um arquivo PowerPoint

Gostaria de saber como faço para impedir que outras pessoas modifiquem as apresentações em .pps que crio. Existe alguma maneira de bloquear a retirada ou substituição de imagens e textos?
Ligia Benvegnú

Ligia, a proteção de arquivos é um artifício presente nas principais ferramentas de escritório, como o PowerPoint e o BROffice. Para proteger seus arquivos nesses programas, faça o seguinte:

Microsoft Power Point 2003
- Abra a apresentação que deseja proteger;
- Clique em Ferramentas e depois em Opções;

- Vá até a aba Segurança. Nela existem duas configurações básicas: senha de proteção (que será requisitada todas as vezes que o documento for aberto) e senha de gravação (requisitada sempre que o usuário tentar gravar alterações no documento);
- Basta digitar o tipo de proteção que você quer e clicar no botão OK. Lembrando que é possível ativas as duas senhas;
- Quando você clicar em OK as senhas precisarão ser confirmadas em uma janela que irá abrir automaticamente.

PowerPoint 2007
- Abra a apresentação que deseja proteger;
- Clique no botão do Microsoft Office (aquele circulo com o logotipo do Office que fica na barra superior);
- Vá até a opção Preparar;
- Clique na opção Criptografar Documento;
- Será apresentada uma tela pedindo a senha. Digite-a e clique no botão OK. O Office pedirá que você confirme novamente a senha, então clique em OK para finalizar.

BROffice
- Abra a apresentação que deseja proteger;
- Vá no menu Arquivo e escolha Salvar Como;
- Na parte inferior da janela de gravação, marque a opção Salvar com senha e clique em Salvar;
- Uma janela irá requisitar que a senha seja digitada duas vezes. Depois disso, aperte o botão OK.

Essas dicas valem também para os outros programas, tanto do Office quando do BROpenOffice.

>>>> Um computador, duas impressoras

Trabalho com impressão de fotos em impressoras e gostaria de saber se existe algum programa ou hardware que possibilite o uso de duas ou mais impressoras no mesmo PC ao mesmo tempo, de forma que os trabalhos sejam distribuídos entre as impressoras automaticamente.

Rodrigo Amaro

É possível conectar diversas impressoras ao mesmo tempo em um computador doméstico, principalmente se elas usam cabos USB. Mas sua dúvida é um pouco mais complexa, pois você quer distribuir automaticamente as impressões entre as máquinas para ganhar tempo.

Existem softwares de empresas especializadas que desempenham tal papel. São soluções corporativas e pagas, mas que atendem suas necessidades. Você pode encontrar softwares como o Print Queue Manager (PQM) ou softwares de cluster de impressão, como o r2ks cluster. O que deve estar definido é o tipo de separação de que você necessita. Quando uma impressora estiver ocupada (trabalhando), os documentos posteriores podem ser direcionados à impressora que está livre, por exemplo. Alguns fabricantes de impressoras fornecem gratuitamente esse aplicativo para alguns modelos de impressoras profissionais. Você poderá configurá-los com auxilio do suporte das empresas.

O leitor Felipe enviou cinco dúvidas em um único comentário, então vamos lá:

>>>> Firefox ou Explorer?

Na sua opinião, qual navegador é melhor: Firefox ou Internet Explorer?

O melhor é aquele que atende a suas necessidades. E o que eu entendo como atender necessidades? É fazer aquilo que você precisa, da forma que for mais conveniente e prático.

Eu uso com mais freqüência o Firefox porque ele tem componentes que favorecem meu trabalho. Mas não posso deixar de usar o Internet Explorer, pois existem sites e sistemas que não funcionam no Firefox, e porque preciso validar os sistemas que desenvolvo nesse navegador.

No quesito segurança, o Internet Explorer perde um pouco para a concorrência, mas saiba que segurança tem uma ligação muito forte com boas práticas e uso consciente dos recursos. Para saber um pouco mais sobre essas boas práticas, leia as colunas Manual do Internauta Invisível e Evite fraudes ao comprar pela internet.

>>>> Rede P2P é uma ameaça?

Um programa com suporte P2P (peer-to-peer) pode trazer prejuízos para o sistema (sem ser em relação aos vírus e spywares)?

Peer-to-peer (P2P) significa, ao pé da letra, uma rede ponto-a-ponto. Trata-se de um modelo de troca de arquivos muito difundido no começo da década de 90 por um programa chamado Napster. Hoje existe uma série de outros aplicativos que trabalham com esse tipo de rede, sendo que o mais comum são os programas que compartilham arquivos Torrent. No site do Baixatudo existem diversos programas disponíveis.

Os programas de P2P não trazem, teoricamente, qualquer prejuízo ao computador ou ao sistema operacional - são apenas um meio eficiente e rápido para troca de arquivos entre usuários. Mas lembre-se que arquivos contaminados podem circular pela rede. Para entender melhor como se proteger ao usar esses programas, leia a coluna Segurança para o PC.

>>>> Memória virtual

Um arquivo de paginação de memória virtual pode ser expandido o seu limite máximo?

É complicado falar em "limite máximo", porque o tamanho do arquivo de paginação da memória virtual pode ser definido tanto pelo computador quanto pelo usuário. Se você optar pela configuração automática, o computador vai considerar uma quantidade necessária para ter um desempenho razoável.

Quando a memória virtual estiver quase totalmente cheia, o sistema irá apresentar o alerta de “memória virtual baixa”. Na coluna desta semana, falei bastante sobre memória do computador, inclusive com links para textos que abordam especificamente a memória virtual.

>>>> Aumentando a memória RAM

É possível aumentar o desempenho do computador dobrando a quantidade de memória, mas esse procedimento não é arriscado?

O procedimento de acrescentar pentes de memória RAM no sistema não é arriscado, desde que seja feito por um profissional da área. Os pentes devem ser sempre bem encaixados, e o computador deve estar com o cabo de força desconectado. Também é importante eliminar a eletricidade estática. Para isso, os técnicos usam pulseiras que são ligadas ao gabinete do computador.

>>>> Finalizando um processo

Quando se finaliza um processo que está apresentando defeitos, a memória virtual é afetada?

Não, porque o sistema operacional gerencia o uso da memória. Um processo deixa de existir quando é removido através do Gerenciador de Tarefas, independentemente de estar presente na memória virtual ou na RAM física.

Alguns programas, ao serem finalizados forçadamente, seja por erro em execução, ou pelo usuário através do Gerenciador, pode deixar resquícios na memória do PC. Alguns programas prometem limpar esse tipo de "lixo", e em alguns casos funcionam com eficiência.

Mas o gerenciamento do sistema operacional sobre o uso de memória não é tão eficiente quando parece. Muitos programas deixam resquícios que consomem preciosos MB de memória, e vale a pena usar programas que auxiliam na otimização dessa memória.

RAMBooster pode eliminar da memória do sistema 'fragmentos' de programas finalizados (Foto: Reprodução)

É o caso do RamBooster v2.0, que é simples e cumpre o seu papel. Após a instalação, basta abrir o programa e apertar o botão Optimize para eliminar os resquícios dos programas da memória.

Você tem dúvidas sobre os assuntos tratados aqui ou sobre outro assunto ligado à tecnologia e internet? Use a seção de comentários desta página para deixar registrada sua mensagem.

FONTE: G1

Nenhum comentário: