segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O que é, o que é?

TIRE ALGUMAS DÚVIDAS BÁSICAS SOBRE O QUE MAIS SE FALA NO IDIOMA "INFORMATIQUÊS".




O que é: Phishing scam

Bastante comum, esse tipo de golpe virtual é baseado no envio de e-mails sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Outra possibilidade para enganar os usuários da web é a oferta de links, também para páginas fraudulentas, em variados sites, blogs e redes sociais.

Quando aceitam a sugestão dos piratas, abrindo os arquivos ou visitando esses endereços, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.  

O que é: backbone

O backbone, tradução de "espinha dorsal", é uma rede principal por onde passam os dados dos clientes da internet. No Brasil, as empresas BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) prestam esse serviço. Essa mesma rede também é responsável pelo envio e recebimento de dados entre grandes cidades e até entre Brasil e outros países.

Por ser a rede principal, o backbone captura e transmite informações de várias redes menores que se conectam a ele. Quando o usuário envia um e-mail, por exemplo, essa informação vai de sua rede local para o backbone e, então, é encaminhada até a rede de destino. O mesmo acontece quando o internauta acessa informações de um site: elas têm de passar pelo backbone até chegarem à rede local do usuário.

“O backbone pode ser comparado a uma grande estrada. Durante toda a sua extensão há entradas e saídas para diversas cidades, que seriam essas redes de menor porte. Todas essas vias [ou pequenas redes] estão conectadas à estrada principal [backbone]”, compara Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet).

O que é: MP3

Abreviação de 'MPEG-1 Audio Layer 3', o MP3 é um padrão para comprimir arquivos de áudio. O formato MP3 facilitou a troca de músicas pela internet, já que criou arquivos que podiam ser baixados mais facilmente.

O padrão também é o responsável pelo surgimento de aparelhos portáteis de música, como o iPod. Ao 'encolher' os dados do arquivo musical - em um processo que reduz a qualidade da gravação -, a canção passa a consumir 10% do espaço que ocupava em um CD.
 
Colabore: você pode complementar as informações publicadas neste verbete. Para isso, utilize a área de comentários abaixo.

O que é: Software livre

Software livre é o nome dado aos programas de computador que podem ser usados, copiados e adaptados gratuitamente e sem nenhuma restrição. O código-fonte que dá origem a esses programas é aberto e público, e geralmente os softwares são criados em grupos com discussão aberta para qualquer um que se interesse no desenvolvimento do produto.

Na prática, há poucas diferenças entre os movimentos em prol do software livre e do software de código aberto (em inglês, 'open source'. Portanto, normalmente os termos são usados sem distinção.

Os principais exemplos de software livre são os sistemas operacionais Linux e GNU, a linguagem de programação Java e o navegador de internet Mozilla Firefox.

O que é: Plugin

Plugin (ou plug-in) são programas que adicionam funções a outros softwares ou serviços online. Geralmente são desenvolvidos por terceiros, mas também podem ser criados pelos próprios desenvolvedores do programa original. Para navegar na internet, por exemplo, é comum utilizarmos plugins que dão ao navegador (Internet Explorer, Firefox, Opera ou Safari) a capacidade de visualizar vídeos ou abrir jogos online.

O que é: Portal

Portais são as páginas na internet que servem como ponto de acesso direto a um conjunto de serviços e informações. O portal globo.com, por exemplo, permite que o usuário encontre, em uma mesma página, acesso a e-mail, vídeos, notícias, entretenimento, esportes, downloads, jogos, rádios, blogs, fotologs, sites de humor e informações sobre programação de TVs, entre outros serviços e conteúdos.

Os portais podem ser horizontais - permitindo acesso a vários tipos de informação e serviços - ou verticais - concentrando links para conteúdo sobre um assunto específico.

O que é: P2P

Sigla para "peer to peer" (em português, ponto a ponto), é o nome dado aos diversos serviços de compartilhamento de arquivos pela internet. Em vez de serem armazenados em um computador central, os arquivos distribuídos ficam disponíveis diretamente do PC de quem utiliza o serviço.

As tecnologias P2P reduzem o custo e facilitam a distribuição de conteúdo, já que quem faz o download dos arquivos normalmente é incentivado - ou mesmo obrigado - a ajudar outros internautas a baixá-los. As tecnologias mais populares de P2P são o Bittorrent e o eMule.

Quem utiliza redes P2P deve tomar cuidado com a grande quantidade de arquivos ilegais disponíveis nessas redes. Mas, embora sejam ferramentas muito usadas por piratas, os serviços também ajudam na distribuição de software e música livre e gratuita.

O que é: BIOS

Sigla para Basic Input/Output System, que significa Sistema Básico de Entrada e Saída (de dados). É um programa gravado na placa-mãe do computador e que é executado quando a máquina é ligada. A BIOS prepara o computador para que seja executado o sistema operacional - como o Windows, por exemplo. Ele verifica e configura o processador, os discos rígidos, a memória RAM e outros periféricos que possam estar conectados ao PC.
 
Colabore: você pode complementar as informações publicadas no BLOG DO CARLOS. Para isso, utilize a área de comentários abaixo.

Um comentário:

Everton Vieira disse...

O que é um MP7, Mp8 ...?
Mulher!! rsrsrsrsrsrs